quinta-feira, 10 de junho de 2010

Arte no Rio.

Na terça-feira, dia do primeiro jogo do Brasil na Copa do Mundo, a Galeria Lurixs: Arte Contemporânea, em Botafogo, inaugura a exposição “Futebol de salão — A coletiva”. A mostra reúne obras produzidas com diferentes técnicas como pinturas, esculturas, fotografias, instalações e vídeos — que apresentam como tema central o futebol. 

A Lurixs: Arte Contemporânea apresentou a partir de 08 de abril,  as exposições de Alessandra Vaghi “Holotúrias” e Marcone Moreira – Superfícies”
 Usando a crochê, Alessandra Vaghi usa ráfia preta e resina em mandalas que se interligam e são sustentadas por uma estrutura de ferro. Este trabalho foi exposto no espaço principal da galeria, em uma sala anexa à da exposição de Marcone Moreira, no mesmo período. No Espaço Lurixs: 2, do outro lado da rua, ela mostrará quatro objetos semelhantes, feitos em linha. Esses trabalhos integram o mesmo conceito da grande instalação em ráfia preta que a artista está finalizando para mostrar, no segundo semestre, no MAM da Bahia e no Arquivo Geral,  diferente à Bienal a ser realizada no Rio de janeiro. 
Tomara que a exposição do futebol de o mesmo retorno do que essa.

imersividade

Videos imersivos são aqueles videos interativos que te possibilitam de mexer a câmera para qualquer ângulo que você quiser, nos passando a impressão de que estamos controlando o video, que você está controlando o ângulo que quer expressar.
Com toda essa repercursão desse tipo de video, obviamente a publicidade nao ia deixar de utilizar esse recurso para ganhar mais audiencia. O consumidor se identifica muito mais com algo que ele consiga manusear do que alguma coisa outra que ele apenas participe lendo e aprendendo.

O video imersivo é uma nova ferramenta da publicidade, pois exerce uma interatividade a mais naquelas funções que os sites vostumam ter, e é fantástico você poder escolher aquilo que é transmitido, incentivando a tecnologia e a criatividade do receptor.

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Depois de 4 meses você vê o resultado...

       É muito legal olhar hoje meus primeiros posts do blog, comparar aos ultimos e perceber como fazer algo habitual te faz compreender muito melhor o funcionamento das ferramentas de comunicação.
       Quando comecei, meus posts parecia uma redação, até formal, como faço em provas de faculdade. Graças ao incentivo do teacher @ericmessa  aprendi como posso tornar minhas atividades internéticas úteis; compartilhar das coisas que gosto com outras pessoas de um jeito divertido e informal, com o blog :) Aprendi a me tornar uma leitora imersiva, não  movente que apenas recebe as informações que estão mastigadas na internet. É interessante dar sua opinião sobre alguns assuntos.
       Achei muito legal descobrir o que são textos hipermidiáticos, e sacar a verdadeira linguagem que deve ser usada na internet. Ele resume o que deveria e como deveria ser feito o conteúdo que vemos/ouvimos na internet... 
       Mais legal que eles, foi descobrir como as redes sociais podem ser utilizadas realmente para algo útil, e como elas são importantes para o meio publicitario (do qual faço parte) hoje em dia, coisa que antes não entendia muito bem como funcionava. Ao meu ver as redes sociais são uma das ferramentas mais importantes de divulgação de qualquer conteúdo em nossos tempos modernos, junto com a interatividade, que coloca os leitors mais próximos daquilo que estão visitando/ adquirindo...
       Acabou o semestre, mas pretendo continuar a colocar coisas de meu interesse no blog, ja que depois de um tempo de adaptação acabei gostando e mantendo um certo carinho por ele, por ser um espaço MEU na internet, dentre tantos outros existentes por aí. É legal contribuir.
Boas férias. :)








 

A extinção do livro de papel (?!)

        Aparelhos usados para leitura de livros, jornais e/ou revistas online, baixados na internet estão se tornando cada vez mais populares, como por exemplo o Kindle da Amazon. 


        Com esse sucesso todo outras marcas de eletrônicos estão lançando esse novo tipo de aparelho, que atua como uma interface para a leitura de conteúdos online.
        O Ipad, por exemplo, também possui um aplicativo para ler publicações digitais juntamente a uma loja que vende essas publicações. 


        Com toda essa nova tecnologia, cabe a nós nos perguntar: Será que o livrinho em papel vai deixar de existir?
        Na minha opinião, acredito que sim, com o tempo e o barateamento dessas tecnologias, com a praticidade de comprar ou baixar o livro online, facilidade de carregar um só acessório ao invés de 4,5 livros, o tamanho de um Ipad por exemplo, não ser desconfortável para ler, as pessoas acabarão abdicando do papel e aderindo apenas conteúdo digital. O que ao meu ver não é algo necessariamente bom; tirando o fato de que economizará papel, menos árvores cortadas e tal, mas que no fundo sabemos que se não desmatarem por esse motivo, será por outro...ENFIM! 

       Quando se tem o conteúdo em mãos, algo que é palpável, que é seguro, e está totalmente sob seu controle, não sei se é apenas comigo, mas acaba me prendendo muito mais atenção. Talvez seja pelo fato de que quando você está lendo um livro, ou uma revista, ou um jornal, apenas ele te entrete, e seu tempo, naquele momento esta dedicado exclusivamente a ele. Quando você está lendo algo na internet, por exemplo, qualquer coisa é motivo para se disperçar e acabar lendo as coisas por cima: MSN, twitter, orkut, youtube, etc... E todas ao mesmo tempo, algo tipico do homem moderno. O mesmo que assite a 3 filmes em canais diferentes ao mesmo tempo.