quinta-feira, 3 de junho de 2010

A extinção do livro de papel (?!)

        Aparelhos usados para leitura de livros, jornais e/ou revistas online, baixados na internet estão se tornando cada vez mais populares, como por exemplo o Kindle da Amazon. 


        Com esse sucesso todo outras marcas de eletrônicos estão lançando esse novo tipo de aparelho, que atua como uma interface para a leitura de conteúdos online.
        O Ipad, por exemplo, também possui um aplicativo para ler publicações digitais juntamente a uma loja que vende essas publicações. 


        Com toda essa nova tecnologia, cabe a nós nos perguntar: Será que o livrinho em papel vai deixar de existir?
        Na minha opinião, acredito que sim, com o tempo e o barateamento dessas tecnologias, com a praticidade de comprar ou baixar o livro online, facilidade de carregar um só acessório ao invés de 4,5 livros, o tamanho de um Ipad por exemplo, não ser desconfortável para ler, as pessoas acabarão abdicando do papel e aderindo apenas conteúdo digital. O que ao meu ver não é algo necessariamente bom; tirando o fato de que economizará papel, menos árvores cortadas e tal, mas que no fundo sabemos que se não desmatarem por esse motivo, será por outro...ENFIM! 

       Quando se tem o conteúdo em mãos, algo que é palpável, que é seguro, e está totalmente sob seu controle, não sei se é apenas comigo, mas acaba me prendendo muito mais atenção. Talvez seja pelo fato de que quando você está lendo um livro, ou uma revista, ou um jornal, apenas ele te entrete, e seu tempo, naquele momento esta dedicado exclusivamente a ele. Quando você está lendo algo na internet, por exemplo, qualquer coisa é motivo para se disperçar e acabar lendo as coisas por cima: MSN, twitter, orkut, youtube, etc... E todas ao mesmo tempo, algo tipico do homem moderno. O mesmo que assite a 3 filmes em canais diferentes ao mesmo tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário