quinta-feira, 11 de março de 2010

Ocupação Chico Science

Um dos melhores incentivadores da arte, no brasil hoje em dia, que promove um monte de eventos culturais e integra os receptores à arte, faz dela algo interativo, não intediante como era vista por grande parte das pessoas há algum tempo atrás , é o Itaú Cultural. 
Ainda não tive a oportunidade de ver, mas pretendo não deixar passar desse fim de semana, a mostra sobre o Chico Science que está em cartaz até dia 4 de abril.
A mostra recria o universo do artista, morto em um acidente de carro em 1997. 
Science era lider do Nação Zumbi, banda pernambucana que mistura elementos do hip hop, maracatu, dub, e tudo de melhor que temos na musica nacional. 
A exposiçao mostra Recife na decada de 80 e de 90, o mangue e o maracatu, ja que uma espécie de movimento artístico-musical foi criada por Chico, o Mangue Beat.
O itau Cultural esta sempre nos mostrando o que de mais belo existe em nossa cultura, ressaltando aquilo que realmente merece um espaço maior para o entendimento das pessoas.
Isso é uma ótima sacada, pois realmente precisamos a valorizar mais. Passamos tanto tempo pegando cultura de fora de nosso país, de filmes a musicas, que acabamos deixando de lado aquilo que nos compõe, aquilo que foi criado a partir de elementos do nosso país de nossa cultura. 
A proposta deles é sempre de interatividade com quem visita suas exposições, de maneira que mesmo quem não goste muito de arte, entenda e entre naquele mundo que por eles é criado, como a mostra do Chico Science mesmo que recria um mundo todo para ele/ sobre ele, que mesmo quem não conhece nem um pouco sobre Nação Zumbi ou sobre ele próprio, acaba se interessando, e de uma maneira ou de outra entendendo a proposta e assim semeando e cultivando a cultura brasileira, que é tão bela.

Um comentário:

  1. Oi Mi. Tri este espaço do Itaú Cultural. Acredito que aqui em Porto, seja algo parecido com o Santander Cultural, que no caso só muda o nome do banco, mas o mais importante é que a proposta é a mesma! Abriga aqui, todo tipo de evento de arte, bem como alguns shows de médio porte e filmes de um circuito mais alternativo. E a gente sabe que isso é importante.

    Bjão!

    Ricardo

    ResponderExcluir