Como tema do meu blog, esse assunto não tinha como ser mais perfeito.
"A Publicidade é um cadáver que nos sorri", como bem diz o titulo do livro de Oliviero Toscani, fotógrafo italiano que nos anos 90 fez polêmica nas campanhas publicidades para marca Benetton.
Com o poder que a publicidade exerce hoje, nada mais justo do que usa-la para a concientização, não apenas para maior venda dos produtos. E entre todas as peças publicitárias, aquela que mais chama atenção e causa polêmica são geralmente aquelas que nos fazem refletir, e aquelas que nos fazem refletir geralmente estão atreladas à concientização de uma resolução de um problema que ja chegou num ponto tão agravante, que a publicidade [ora chamada de veneno do capitalismo, ora elogiada quando cria algo que dobre o lucro de certas empresas...(vai entender)] tem que intervir; como guerras, racismo, morte, preservação do ser humano e do meio ambiente, e por ai vai...
Todo o poder que a publicidade exerce hoje não pode simplesmente ser ignorado. Cabe àqueles que gastam milhões com ela, uma vez ou outra gastar milhões em divulgação de peças, digamos, institucionais, que não ajudam a vender produto, mas ajuda (se não o mundo todo no sentido literal, pelo menos a conciência do cidadão) a salvar o mundo. Isso se o atual "politicamente correto" permitir que ela (a publicidade) de um tapa (necessário) na cara daqueles que ainda acreditam que o mundo é maravilhoso, e não há nada de errado com ele....Enfim, aquelas pessoas alienadas ao próprio umbigo.
O grande problema é que nos dias de hoje é quem vai por a cara pra bater, e em sã conciencia vai querer gastar muuuito dinheiro com algo que não trará o dobro de lucro líquido para seus bolsos ja fartos; porque, afinal, a recompensa de fazer sua parte e tentar salvar o planeta onde habitam todos aqueles que você ama, não é o bastante.
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